Etapas doação de sangue

As cinco etapas da doação de sangue:


1- Cadastro: O processo se inicia mediante a realização de um cadastro, onde o doador apresenta um documento oficial com foto.


2-Triagem Hermatológica: É realizado um teste de hemoglobina, para identificação de anemia e também são aferidos os sinais vitais do doador, pressão arterial, massa corpórea, temperatura e frequência cardíaca.


3-Triagem Clínica: Uma entrevista é realizada por um profissional capacitado, com o intuito de avaliar os hábitos e saúde do doador, para que a doação seja realizada de uma forma segura, tanto para o doador, quanto para o receptor. Em seguida, o doador é encaminhado à uma sala, onde o mesmo receberá um lanche.


4-Coleta de Sangue: Após a verificação da aptidão do doador, a doação propriamente dita é realizada. O doador senta-se em uma cadeira, uma veia de um dos braços é puncionada e a coleta é realizada através de uma bolsa plástica, contendo solução anticoagulante, uma pequena amostra é coletada para a triagem sorológica para análise.


5-Lanche: Um lanche é oferecido após a doação, para suprir necessidades metabólicas do doador. Nesse momento, é importante que este permaneça em repouso, por pelo menos, quinze minutos.



Fonte: http://www.bancodesangue.com.br/blog/quais-as-etapas-da-doacao-de-sangue