Como doar sangue

Para doar sangue, basta que o indivíduo procure o Hemocentro que atende a região onde ele mora. Durante a pandemia, a doação deve ser agendada através do link https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue ou pelo aplicativo MGapp. Existem alguns requisitos básicos que devem existir para que a doação seja possível:

  1. Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível na aba DOCUMENTOS) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.

  2. Portar documento oficial com foto.

  3. Ter mais de 50kg e estar em condições plenas de saúde, sem nenhum sintoma vigente.

  4. Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Se após o almoço, aguardar 2 horas.

  5. Ter dormido pelo menos 4 horas na noite anterior. Idealmente, deve-se ter dormido dentro do habitual.

  6. A frequência máxima é de 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres.

  7. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

ATENÇÃO! Se você está com sintomas de gripe/resfriado como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, não doe sangue agora. É necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue.

DOAÇÃO DE SANGUE DURANTE A COVID-19: CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS

Antes da pandemia da COVID-19, o Programa Sangue Bom realizava eventos como palestras e caravanas para a mobilização e captação de novos doadores de sangue. Porém, em vista do cenário sanitário atual, não é possível a realização desses eventos e, além disso, o estoque dos bancos de sangue brasileiros despencaram. Segundo dados do Hemonúcleo de São João del-Rei, em Minas Gerais, o total de doadores no período de março a junho/2019, em comparação ao mesmo período em 2020 (com a pandemia) caiu em 23,22%, número que antes, já era baixo. E como agravante desse fator, atualmente, o Brasil conta com apenas 1,9% de toda sua população como doadores regulares, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está abaixo do índice ideal, que deve estar entre 3% a 5%.

De acordo com o Ministério da Saúde, toda a cadeia produtiva do sangue depende dos valores voluntários da sociedade para o ato de doar, em vista que não há nenhum outro medicamento que substitua o sangue para fins terapêuticos, como: transplantes, quimioterapias, cirurgias, tratamento de doenças hematológicas que exigem transfusão, etc. Neste cenário, nós do Programa Sangue Bom: Um olhar científico e humano para o ato de doar sangue, investimos na disseminação online de informação científica sobre a temática e procuramos trazer à tona a valorização da doação como gesto altruísta. Tendo como objetivo, atrair e fidelizar novos doadores, considerando que a desinformação, causadora de medos e preconceitos, são os principais fatores que desestimulam a população a realizar a doação.

Além do nosso trabalho de compartilhar informações, os Hemocentros brasileiros também têm elaborado estratégias para reduzir o impacto da COVID-19 no suprimento de produtos do sangue, sempre atendendo as recomendações da OMS. Algumas dessas medidas são: agendamento de doações por diversos meios, reorganização das salas de espera para permitir o distanciamento social e a instalação de dispensers de álcool gel 70% a cada etapa do processo de doação. Se você tem dúvidas se pode ser um doador, acesse nossa página do instagram @programasanguebom, ficaremos muito felizes em oferecer conteúdos para te ajudar. E caso queira agendar um dia e horário para doar, entre em contato com o Hemocentro pelos meios:

Telefone | (32)3322-2900

Site | www.hemominas.mg.gov.br

Aplicativo | MG App